
ITINERÁRIO
MEU PÉ DE ÁRVORE
Destinado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio
A restauração de ecossistemas degradados, a conservação da biodiversidade e o uso racional dos recursos naturais são exemplos de ações que podem ser incorporadas no currículo escolar e na rotina dos estudantes.
SOBRE O ITINERÁRIO
A adoção de práticas que visam reduzir os impactos ambientais e fomentar a responsabilidade individual e coletiva são passos fundamentais para garantir a sustentabilidade no nosso planeta.
E pensando assim, propomos a implementação da disciplina Meu Pé de Árvore, no currículo escolar, com o intuito de ensinar e mobilizar os estudantes para a restauração dos nossos ecossistemas através do plantio de árvores.
Por meio de atividades práticas, os estudantes irão realizar pesquisas de campo, análises bibliográficas, consultar especialistas e executar atividades de restauração que mobilizam a comunidade escolar e local.

Investigação Científica

Criatividade Ambiental

Mediação Sociocultural

Empreendedorismo Ambiental

RECURSOS
NECESSÁRIOS
Computadores e tablets para pesquisa
Acesso à internet para pesquisa de informações, artigos acadêmicos e estudos de caso
Softwares de apresentação como PowerPoint ou Google Slides
Redação de relatórios e criação de apresentações
Ferramentas de mapeamento digital como Google Earth ou ArcGIS

Plataformas de comunicação para interagir com especialistas e grupos
METODOLOGIA
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), o projeto visa que os alunos identifiquem áreas degradadas, analisem as causas, desenvolvam um plano de restauração e implementem o projeto na prática. A avaliação é feita individual e coletivamente, considerando critérios como participação nas discussões, elaboração e apresentação de experimentos, assiduidade, empatia e autonomia, relatório escrito, domínio do conteúdo, trabalho em grupo e cumprimento dos prazos.
LIDERANÇA
TRABALHO EM EQUIPE
PENSAMENTO CRÍTICO

COMO EXECUTAR
A realização desse itinerário é dividida em quatro partes fundamentais.
Confira abaixo como executar cada uma delas.
APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO
Na etapa inicial, o professor deve apresentar os conceitos de áreas degradadas e alguns exemplos de degradação ambiental. É importante iniciar uma discussão sobre os impactos causados e a importância da restauração ecológica.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Fluxo de matéria e energia (cadeias e teias alimentares)
Equilíbrio sistêmico do ecossistema (manutenção e impactos)
Soluções para situações de ameaças ao equilíbrio do ecossistema
Geometria plana e espacial
Razão, proporção e regra de três
Conceito de função e sequências numéricas
As relações entre espaço, sociedade, natureza, trabalho e tempo
Transformações antrópicas no meio físico em diferentes sociedades

Os processos de transformação da paisagem em diferentes sociedades
Espaço urbano e rural: conflitos pela terra, interesses divergentes e ambiguidades
Técnicas de cartografia e geotecnologias e seu uso em diferentes fenômenos espaciais
Investigação científica (definição da situação problema, objeto de pesquisa, justificativa, elaboração da hipótese, revisão da literatura, experimentação e simulação, coleta e análise de dados, precisão das medidas, elaboração de gráficos e tabelas, discussão argumentativa, construção e apresentação de conclusões)
Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza, utilizando fontes confiáveis













