
ITINERÁRIO
TODOS PELO CLIMA
Destinado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio
Aqui, os alunos irão identificar áreas degradadas que impactam o clima local, analisar os fatores contribuintes para essa degradação, desenvolver e implementar planos de restauração ambiental, e monitorar os impactos dessas ações no clima e na saúde pública.
SOBRE O ITINERÁRIO
Os alunos irão compreender e analisar a relação dos impactos ambientais com as mudanças climáticas e desenvolver um plano de restauração florestal para áreas degradadas afim de mitigar os efeitos negativos no clima e prover a recuperação ecológica.
Por meio de atividades práticas, os estudantes irão realizar pesquisas de campo, análises bibliográficas, consultar especialistas e executar atividades de restauração.

Investigação Científica

Criatividade Ambiental

Mediação Sociocultural

Empreendedorismo Ambiental

RECURSOS
NECESSÁRIOS
Computadores e tablets para pesquisa
Acesso à internet para pesquisa de informações, artigos acadêmicos e estudos de caso
Softwares de apresentação como PowerPoint ou Google Slides
Redação de relatórios e criação de apresentações
Ferramentas de mapeamento digital como Google Earth ou ArcGIS

Plataformas de comunicação para interagir com especialistas e grupos
METODOLOGIA
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), o trabalho visa integrar educação ambiental e saúde humana, animal e ambiental, destacando a importância da da restauração de ecossistemas para a melhoria do clima. A avalição é feita individual e coletivamente por meio dos critérios de: participação nas discussões, confecção de experiências e suas apresentações, assiduidade, empatia e autonomia, relatório escrito, domínio do conteúdo, relação em grupo e o desenvolvimento das atividades nos prazos estabelecidos.
LIDERANÇA
TRABALHO EM EQUIPE
RESPONSABILIDADE SOCIAL

COMO EXECUTAR
A realização desse itinerário é dividida em quatro partes fundamentais.
Confira abaixo como executar cada uma delas.
APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO
Na etapa inicial, o professor deve abordar de forma abrangente e dinâmica a inter-relação entre áreas degradadas, mudanças climáticas e saúde única. Este processo começa com a exploração de dois conceitos fundamentais:

Áreas Degradadas e Mudanças Climáticas:
Abordar a conexão entre os temas, destacando como a degradação ambiental contribui para o aquecimento global e suas consequências.

Saúde Única:
Demonstrar como o desequilíbrio nos componentes da saúde única, que integra a saúde humana, animal e ambiental, pode ter impactos variados e interligados.
O professor é responsável por liderar uma discussão participativa sobre os efeitos da degradação ambiental, ressaltando a importância da saúde única não apenas para os seres humanos, como também na prevenção de zoonoses e na relevância da restauração ecológica como medida fundamental para mitigar esses impactos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Fluxo de matéria e energia (cadeias e teias alimentares)
Equilíbrio sistêmico do ecossistema (manutenção e impactos)
Soluções para situações de ameaças ao equilíbrio do ecossistema
Geometria plana e espacial
Razão, proporção e regra de três
Conceito de função e sequências numéricas
As relações entre espaço, sociedade, natureza, trabalho e tempo
Transformações antrópicas no meio físico em diferentes sociedades

Os processos de transformação da paisagem em diferentes sociedades
Espaço urbano e rural: conflitos pela terra, interesses divergentes e ambiguidades
Técnicas de cartografia e geotecnologias e seu uso em diferentes fenômenos espaciais
Investigação científica (definição da situação problema, objeto de pesquisa, justificativa, elaboração da hipótese, revisão da literatura, experimentação e simulação, coleta e análise de dados, precisão das medidas, elaboração de gráficos e tabelas, discussão argumentativa, construção e apresentação de conclusões)
Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza, utilizando fontes confiáveis













