top of page

5 árvores que estão em perigo de extinção no Brasil

Você saberia citar o nome de pelo menos três espécies de árvores que estão em perigo de extinção no Brasil? Infelizmente, este tema tão importante é pouco abordado, tanto nas escolas, como em noticiários ou nas redes sociais.


Nosso país ocupa o 2° lugar no ranking mundial com mais espécies de árvores ameaçadas, mesmo sendo o berço da maior biodiversidade do planeta. Contraditório, não é mesmo?


O desmatamento para a exploração de madeira, garimpo e expansão da agropecuária, são as principais atividades que colocam em risco nossas florestas e ecossistemas.


Além disso, a extinção de uma única espécie pode resultar no desaparecimento de outras, pois as árvores possuem uma rede de conexões colaborativa subterrânea onde elas se comunicam, trocam nutrientes, se defendem de ameaças, além de serem o habitat natural de diversos tipos de animais, fungos e bactérias.


As árvores também possuem um papel fundamental no controle climático, afinal, elas sequestram carbono da atmosfera amenizando os impactos do efeito estufa. Também não podemos nos esquecer dos outros serviços ecossistêmicos que usufruímos da natureza, os quais as árvores têm influência direta, como por exemplo: água, frutas, sementes e solos férteis.


Nesse artigo, vamos falar sobre algumas curiosidades de 5 espécies de árvores que estão em perigo de extinção. Ao final deste texto, você descobrirá como pode ajudar a salvar algumas dessas espécies sem sair de casa!


Boa leitura!


Árvores que estão em perigo de extinção


Cedro-rosa

Cedro Rosa. Foto: mauro halpern Fonte: Flickr


O Cedro-rosa, também conhecido como cedro-cetim ou Acaiacá, é uma árvore nativa do Brasil com ocorrência em todos os estados. No norte, ela é encontrada no Amazonas, Acre, Pará, Tocantins e Rondônia.


Seu nome científico é Cedrela fissilis, pertencente à família Meliaceae. Sua espécie consta na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção (atualizada em 2022 pelo Ministério do Meio Ambiente), na categoria “vulnerável”.


O Acaiacá é uma árvore caduca, ou seja, ela perde suas folhas na estação mais fria do ano. Além disso, ela é comum em florestas estacionais semidecíduas, que costumam se formar em ambientes de transição entre a vegetação semi-árida (cerrado) e zona-úmida (Mata Atlântica).

Podendo chegar até 25 metros de altura (equivalente a um prédio de oito andares), as cascas do Cedro-Rosa são bastante utilizadas pela medicina popular para amenizar febres, desinterias, úlceras, e também para limpar feridas por conta de suas propriedades adstringentes.


Castanheira do Brasil

Castanheira do Brasil. Fonte: Canva Pro


Conhecida por sua grandiosidade, a Castanheira do Brasil (Bertholletia excelsa) infelizmente é uma das espécies brasileiras em risco de extinção. Ameaçada principalmente pela expansão da agropecuária, esta espécie possui uma grande importância socioeconômica para a região amazônica, afinal, ela é a fonte de renda de muitas famílias que se sustentam do extrativismo.


Além de ser uma das maiores árvores da Amazônia, podendo chegar a 50 metros de altura, a Castanheira também é uma das espécies com maior longevidade, podendo alcançar 500 anos de vida.


Apesar de ser uma árvore bastante resistente a fatores climáticos, esta espécie precisa de ambiente conservado para que ela se reproduza naturalmente e dê frutos. Além disso, por possuir um crescimento rápido, ela é considerada adequada para o plantio em áreas degradadas.


Quer ajudar a salvar essas gigantes da Amazônia? Então clique aqui e saiba como se tornar um Guardião da Floresta!


Amburana Acreana

Também chamada de Cerejeira da Amazônia, a Amburana Acreana é da família Fabaceae e pode chegar até 40 metros de altura (equivalente a um edifício de 12 andares).


Um dos motivos pelos quais levou esta espécie a entrar na lista de ameaçadas de extinção é porque sua madeira é muito cobiçada para construção civil e confecção de móveis de luxo.


Seu fruto é uma vagem que contém sementes muito aromáticas devido a presença de uma substância chamada cumarina. Além de serem consumidas assadas, as sementes da cerejeira também são usadas para aromatizar bebidas, perfumar roupas, bem como para fins medicinais.


O Meu Pé de Árvore também planta esta espécie para restaurar regiões degradadas da Amazônia. Quer saber como você pode apoiar este projeto? Então, clique aqui!


Mogno-brasileiro

Semente de Mogno Fonte: Wikimedia Commons


O Mogno-brasileiro é outra árvore típica da Amazônia que sofre forte exploração madeireira por ser fácil de manusear e resistente à putrefação. Dentre as espécies citadas deste artigo, o Mogno (Swietenia macrophylla) é uma das que mais corre risco de extinção, sendo encontrada mais em áreas de conservação.


Seu plantio em áreas de reflorestamento enfrenta um problema semelhante ao plantio do cedro-rosa: a lagarta broca da ponteira (Hypsipyla grandella Zeller). Essa praga, de difícil controle, dificulta o desenvolvimento da árvore em fase de crescimento. Por isso, recomenda-se que seu cultivo seja feito junto com outras espécies.


Itaúba

A Itaúba (Mezilaurus itauba) é outra árvore comum da região amazônica, mas que também é encontrada na região sudeste, centro-oeste, bem como na Venezuela e nas Guianas. Podendo chegar a 35 metros de altura, a Itaúba é comum em florestas de terra firme e solo arenoso.


Sua madeira, pesada e resistente, possui alto valor no mercado e é utilizada para construções externas (pontes, cercas, postes, dentre outros) e construções civis. Contudo, devido ao desmatamento e exploração indiscriminada, a Itaúba entrou tanto para a Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), quanto para a Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção.


As árvores são verdadeiras obras-primas da natureza capazes de prover inúmeros benefícios para as nossas vidas. Gastamos milhões buscando soluções revolucionárias e tecnológicas que removam o carbono da atmosfera, sendo que as árvores realizam essa atividade de forma natural e muito eficiente.


Não podemos depender só do governo, órgãos internacionais e empresas privadas para recuperar nossas florestas e amenizar as problemáticas ambientais. Por isso, o Meu Pé de Árvore buscou por uma solução viável, econômica e acessível para que todos nós possamos colaborar com esta missão sem sair de casa!


Vamos plantar árvores! Torne-se um Guardião da Floresta!


22 visualizações0 comentário
bottom of page