O sítio Canaã
Objetivo: Restauração florestal de uma área de APP – Mata Ciliar
Endereço: Est Linha 12 Km 22 Gleba 08B Lote 16 – Ouro Preto - RO
Local de Restauração: Sitio Canaã
Coordenada Geográficas: 20 L / 592186.88 m E / 8797998.40 m S
Tamanho da Área: 3 ha
Introdução
O Meu Pé de Árvore e parceria com a KLM Royal Dutch Airlines, em apenas dois dias, conseguiu plantar mais de 5000 árvores graças ao esforço conjunto de uma equipe de mais de 20 pessoas. O plantio foi realizado em uma área maior que três campos de futebol, incluindo terrenos alagados e pantanosos que dificultavam o trabalho. Mesmo afundando até os joelhos na lama, nossa equipe engajada e dedicada persistiu e conseguimos plantar todas as árvores com sucesso. É incrível o que podemos realizar quando trabalhamos juntos por uma causa comum!
Este é o nosso mapa detalhado do terreno do Sítio Canaã, que mostra como as espécies foram distribuídas nas áreas alagadas e na terra firme. Na área alagada, plantamos mais de 1500 árvores, incluindo mais de 1000 buritis, além de Açaí, Jequitibá, Copaíba, Seringueiras e o majestoso Angelim Vermelho. Na terra firme, plantamos mais de 2500 árvores, incluindo várias espécies frutíferas, como Jatobá, Bacupari, Ingá Xixica, Cacau, Ingás, Pupunha, Jenipapo e Jamelão. Essas árvores irão atrair muitos animais, enriquecendo ainda mais a nossa floresta e dando vida a ela.
Garantir a presença de animais em uma floresta é crucial para a sua saúde e equilíbrio. Os animais desempenham um papel fundamental como dispersores de sementes, ajudando a trazer novas espécies de árvores que enriquecem a floresta em crescimento e criam uma nova casa para muitas espécies animais. A presença de animais também ajuda a manter o solo saudável e fértil, promovendo o crescimento de plantas e árvores. É por isso que nosso plantio de árvores na Amazônia é tão importante: não estamos apenas plantando árvores, estamos ajudando a criar um ecossistema completo e saudável.
Além das espécies comuns na região, também plantamos algumas espécies ameaçadas, como a Castanheira, Cedro-Rosa, Cerejeira, Mogno nativo e Ipê. Ao todo, foram mais de 35 espécies diferentes de árvores que plantamos, incluindo a Aroeira, Angico, Itaúba, Jequitibá, Samaúma e muitas outras. Com cada árvore plantada, estamos dando o primeiro passo na restauração da floresta amazônica e contribuindo para a preservação dessas espécies em risco de extinção. O nosso trabalho é mais do que plantar árvores, estamos construindo um futuro mais sustentável para a Amazônia.
No quadro abaixo pode se analisar a proporção das árvores plantadas de acordo com a nossa classificação e a proporção de acordo com o grau de ameaça de cada espécie.
Antes de iniciar o plantio, tomamos a medida de isolar a área com uma cerca de mais de 500 metros de comprimento construída com madeira certificada adquirida no comércio local. A construção da cerca envolveu 200 estacas, 10 mourões, 20 espichadores e 4 quilômetros de arame liso. Essa cerca foi construída por dois homens contratados na comunidade local do município de Ouro Preto e levou cinco dias para ser concluída, mostrando o compromisso da nossa empresa com o uso de materiais sustentáveis e a geração de empregos locais.
Para garantir o sucesso do plantio, foram tomadas diversas medidas prévias. Foi realizada a supressão e controle das gramíneas, a fim de evitar que abafassem as mudas que seriam plantadas. Além disso, foram abertas mais de 2500 covas na terra firme, o que exigiu o trabalho de 5 pessoas por dois dias inteiros.
Tudo pronto para o grande plantio! Organizamos um mutirão de pessoas e as atividade iniciaram as 4 horas da manhã, tinha até uma equipe de filmagens que se preparou para registrar o nascer do sol! Teve café da manhã com comidas típicas da Amazônia, almoço e lanche da tarde para as mais de 20 pessoas participando do plantio. Mas antes de começarmos tivemos uma aula de alinhamento de como faríamos o plantio, com explicação detalhada do Marcos de como se prepara o Hidrogel e a quantidade de adubo que deveria ser colocado por cova.
A restauração florestal não se limitou à plantação de árvores nativas da floresta Amazônica, mas também incluiu uma área de agrofloresta com mais de 700 pés de banana, 1000 de cacau e mais de 300 espécies florestais que ajudarão na restauração da área e fornecerão alimento e renda extra para as agricultoras familiares da associação de mulheres coletoras de buritis.
Na área da Área de Preservação Permanente (APP), foram plantadas mais de 3400 árvores nativas da floresta Amazônica em um espaçamento de 3m x 1,5m, além da adubação de base com uma formulação de NPK 04-30-16 e uma dosagem de 0,80 g/cova. Para garantir a sobrevivência das plantinhas no período da estiagem, foi utilizado um hidrogel de plantio.
Pausa para o café, muito importante para recuperarmos as energias!
Ao final, mais de 5000 novas árvores foram plantadas, que se juntarão às outras espécies já existentes para formar uma linda floresta.
O trabalho ainda não acabou, pois agora é necessário monitorar e controlar as formigas para evitar que elas devorem as mudas plantadas. Também será necessário fazer a roçada do mato e das gramíneas que crescem rapidamente nessa época de chuvas. E, dentro de um ou dois meses, será preciso fazer o replantio de algumas mudas que possam ter morrido naturalmente ou sido comidas por formigas e capivaras.
Todo o processo de plantio foi feito de forma cuidadosa e responsável, utilizando técnicas que garantem o sucesso da restauração da área. As mudas foram plantadas em covas espaçosas e foram adotadas práticas de manejo para controlar o crescimento de plantas invasoras e garantir o desenvolvimento saudável das árvores. Além disso, a equipe responsável pelo plantio realizou monitoramento regular da área para avaliar o sucesso do projeto e fazer ajustes quando necessário. Tudo isso foi feito para garantir que a restauração da área seja bem-sucedida e que a floresta continue a crescer e se desenvolver por muitos anos. Acompanhe as nossas postagens, pois estaremos sempre contando aqui um novo capítulo da restauração do Sítio Canaã!
Spoiler: Já teve até ataque das capivaras nas nossas mudinhas!
Saiba mais em https://www.meupedearvore.com.br/klm
Comments