top of page
FUNDO.png

ITINERÁRIO

ECONOMIA REGENERATIVA

Destinado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio

Nessa trilha, os alunos são desafiados a solucionar um problema real que desejam resolver, conduzindo pesquisas aprofundadas para entender a natureza e as causas do problema, explorando exemplos inspiradores de empresas regenerativas.

SOBRE O ITINERÁRIO

Os estudantes são guiados por um processo estruturado e prático para identificar, compreender e abordar um problema socioambiental específico por meio de uma abordagem regenerativa.

 

Após a identificação do problema, os alunos são incentivados a desenvolver um plano de negócios detalhado para escolas regenerativas que abordem os problemas identificados, incluindo a definição do produto ou serviço, análise de mercado, plano de marketing e vendas, e análise financeira, estimulando o desenvolvimento de competências como liderança e pensamento crítico.

Investigação científica.png

Investigação Científica

Criatividade Ambiental

Mediação Sociocultural

Empreendedorismo ambiental.png

Empreendedorismo Ambiental

RECURSOS
NECESSÁRIOS

Computadores e tablets para pesquisa

Acesso à internet para pesquisa de informações, artigos acadêmicos e estudos de caso

Softwares de apresentação como PowerPoint ou Google Slides

Redação de relatórios e criação de apresentações

diverse-students-sitting-grassy-field-using-tablets-smartphones-studying-back-school.jpg

METODOLOGIA

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), os estudantes irão compreender profundamente os princípios e as práticas dessa abordagem econômica inovadora, ao mesmo tempo, em que desenvolvem habilidades práticas e promovem a aplicação desses conceitos em um contexto real. A avalição é feita individual e coletivamente por meio dos critérios de: análise dos resultados alcançados em relação às metas estabelecidas, discussão em grupo sobre os desafios enfrentados e lições aprendidas e a identificação de oportunidades de melhorias para futuros projetos.

PESQUISA

COMUNICAÇÃO

TRABALHO EM EQUIPE

COMO EXECUTAR

A execução desse itinerário acontece em três etapas: apresentação, plano de negócios e protótipo. Veja abaixo as explicações de cada uma delas.

APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO

Nesta etapa, os professores devem explorar essa abordagem econômica inovadora e essencial , trazendo análises de como a economia regenerativa se destaca como uma alternativa ao modelo econômico tradicional, destacando seus princípios fundamentais de regeneração ambiental, equidade social. criação de valor compartilhado, inovação colaborativa e resiliência econômica.

 

Com essas análises, será possível compreender as implicações práticas e o potencial que a economia regenerativa tem para criar um futuro mais sustentável e inclusivo para todos.​​​​

Separamos um conteúdo complementar para ajudar a trabalhar essa primeira etapa com os alunos:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ortografia

Pontuação

Tipos de textos (descritivo, narrativo, dissertativo)

Soluções para situações de ameaças ao equilíbrio do ecossistema

Group 5.png

Investigação científica (definição da situação problema, objeto de pesquisa, justificativa, elaboração da hipótese, revisão da literatura, experimentação e simulação, coleta e análise de dados, precisão das medidas, elaboração de gráficos e tabelas, discussão argumentativa, construção e apresentação de conclusões)

Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza, utilizando fontes confiáveis

Group 5.png
DIOGO.png

BAIXE O NOSSO
ITINERÁRIO COMPLETO

bottom of page