top of page
clima agua plantar arvores amazonia meu pe de arvore (2).png

Vamos deixar apenas pegadas e árvores...

image.png

Restauração
Florestal

Caminho essencial para a sustentabilidade e o equilíbrio climático do planeta.

As árvores são essenciais para frear os impactos das mudanças climáticas e preservar o equilíbrio do planeta. É por isso que, com o seu apoio, nos comprometemos em plantar árvores em locais onde foram retiradas, restaurando o que foi perdido e protegendo os biomas vitais para a nossa vida na terra.

A cada plantio, recuperamos e mantemos os serviços ecossistêmicos essenciais à vida na Terra, pois protegem nossas fontes de água, regulam as chuvas, previnem enchentes, garantem a estabilidade climática, preservam a biodiversidade e mantém os polinizadores, entre outros benefícios.

IMPORTÂNCIA DOS

Serviços Ecossistêmicos

Os serviços ecossistêmicos são benefícios fundamentais que os ecossistemas naturais, como florestas, rios, oceanos e pradarias, fornecem à humanidade. Estes serviços são indispensáveis para a sustentabilidade do ambiente natural e para o bem-estar humano, influenciando diretamente nossa economia, saúde e qualidade de vida. São eles:

orange_bg.png

Como recuperamos ecossistemas?
 

Recuperar ecossistemas vai muito além de plantar árvores. É unir forças com comunidades locais, proteger áreas naturais vulneráveis e promover práticas sustentáveis de manejo de terra. Este é um trabalho conjunto, que requer dedicação constante e cooperação entre todos os envolvidos.

1

Financiamento

Os financiadores são fundamentais

na restauração de ecossistemas, entendendo a importância de regenerar áreas degradadas.

Seu apoio financeiro permite o plantio de árvores e outras iniciativas vitais para a recuperação ambiental. 

Esse investimento não só preserva o meio ambiente, mas também fortalece a biodiversidade e garante um planeta melhor para as futuras gerações.

2

3

Plantio

Planejar com cuidado é essencial para o sucesso da restauração florestal e dos sistemas agroflorestais eficazes e sustentáveis, pois implantar esses sistemas envolve integrar práticas agrícolas com a conservação florestal.

Esse método enriquece a biodiversidade, aumenta a produtividade e promove a sustentabilidade, trazendo benefícios ambientais duradouros e melhorando a qualidade de vida das comunidades locais.

orange_bg.png

Etapas do reflorestamento

Parceria

Colaborar com povos das florestas e agricultores familiares é essencial para definir os objetivos do plantio, que variam de restaurar nascentes e matas ciliares a implementar sistemas agroflorestais.

Este trabalho não só recupera florestas e equilibra a o clima, mas também ajuda as famílias a diversificarem suas rendas com o cultivo de árvores frutíferas.

Assim, promovemos o desenvolvimento econômico local, criando florestas que são ecológicas e produtivas.

ICONE 1.png

Coleta das sementes

As sementes utilizadas no plantio também são adquiridas de extrativistas e coletores indígenas, valorizando o conhecimento local, a inclusão e a geração de renda para as comunidades locais.

ICONE 2.png

Produção das mudas

As mudas são cultivadas em viveiros parceiros o que garante a produção das mudas de espécies nativas do bioma amazônico.

ICONE 3.png

Plantio

O plantio das mudas ocorre no início do período chuvoso, que geralmente começa na segunda quinzena de novembro e se estende até o final de março no estado de Rondônia. Realizamos em parceria com os agricultores e os ajudantes locais.

ICONE 4.png

Monitoramento

Realizamos o monitoramento e a manutenção da restauração por meio de adubação adequada, controle de ervas daninhas e replantio de mudas que não sobrevivem no primeiro ano. Além disso, oferecemos assistência técnica e orientações para garantir a saúde e crescimento saudável das árvores.

ICONE 5.png

Beneficiários

À medida que as mudas crescem, os agricultores familiares colhem os frutos das árvores, proporcionando uma fonte adicional de renda para suas famílias. Esse processo não apenas promove o desenvolvimento sustentável, mas também melhora a qualidade de vida deles e da comunidade local, enquanto conserva o ecossistema.

Benefícios Socioambientais

Os nossos benefícios socioambientais abrangem desde a promoção de práticas agrícolas responsáveis até a restauração de ecossistemas essenciais. Ao implementar estratégias sustentáveis, como o plantio de árvores e o uso de sistemas agroflorestais, conseguimos não apenas garantir a segurança alimentar e a geração de renda para comunidades locais, mas também preservar recursos naturais vitais e combater as mudanças climáticas. Através de parcerias globais eficazes, unimos esforços para fortalecer o desenvolvimento sustentável, assegurando um impacto positivo duradouro tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade.

checkmark--outline.png

Segurança alimentar

Contribuímos para a restauração de nascentes de rios e matas ciliares, fundamentais para a garantia de água potável para as comunidades locais e para a preservação do meio ambiente.

2 estrategia-ods-fome-zero.png
checkmark--outline.png

Água potável

Contribuímos para a restauração de nascentes de rios e matas ciliares, fundamentais para a garantia de água potável para as comunidades locais e para a preservação do meio ambiente.

6 estrategia-ods-agua-potavel-sabeamento.png
checkmark--outline.png

Geração de renda

Utilizando sistemas agroflorestais, protegemos o solo e  proporcionamos aos agricultores familiares a oportunidade de colher frutos para gerar uma renda adicional.

8 estrategia-ods-trabalho-decente.png
checkmark--outline.png

Fornecimento de recursos naturais

Através do reflorestamento, criamos oportunidades econômicas sustentáveis, incluindo a produção de madeira, frutas, ervas e outros produtos florestais que impulsionam o desenvolvimento local, garantindo o uso sustentável dos recursos naturais.

12 estrategia-ods-consumo-producao-responsaveis.png
checkmark--outline.png

Combate às mudanças climáticas

Contribuímos para a restauração de nascentes de rios e matas ciliares, fundamentais para a garantia de água potável para as comunidades locais e para a preservação do meio ambiente.

13 estrategia-ods-acao-contra-mudanca-global-do-clima.png
checkmark--outline.png

Equilíbrio ecológico

Ao plantarmos árvores, estamos preservando ecossistemas saudáveis que desempenham um papel fundamental na regulação do clima, na purificação da água e na garantia da sobrevivência de diversas espécies vegetais, animais e microrganismos.

15 estrategia-ods-vida-terrestre.png
checkmark--outline.png

Estabelecimento de

parcerias

Ao estabelecermos parcerias globais entre empresas, ONGs e cooperativas, viabilizamos o alcance das metas de desenvolvimento sustentável. Essas colaborações fortalecem ações locais e globais, promovendo tecnologias sustentáveis e a restauração de ecossistemas. Assim, impactamos diretamente na mitigação das mudanças climáticas

17 estrategia-ods-parcerias-meios-implementacao.png

i

ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

2 estrategia-ods-fome-zero.png
6 estrategia-ods-agua-potavel-sabeamento.png
8 estrategia-ods-trabalho-decente.png
12 estrategia-ods-consumo-producao-responsaveis.png
13 estrategia-ods-acao-contra-mudanca-global-do-clima.png
15 estrategia-ods-vida-terrestre.png
17 estrategia-ods-parcerias-meios-implementacao.png
Group 5.png

Perguntas frequentes

Aqui respondemos algumas dúvidas comuns sobre como funciona o reflorestamento na Amazônia. Se a sua pergunta não estiver respondida aqui, entre em contato com a gente que iremos ajudar!

  • Qual é o custo para plantar uma árvore na Amazônia?
    O investimento necessário para plantar árvores na Amazônia varia muito e vai depender da quantidade de árvores, do local, do objetivo, do tempo de monitoramento e das entregas que o cliente deseja. Entre em contato para descobrirmos o tamanho da sua floresta!
  • Qualquer pessoa pode contribuir?
    Sim, todos podem contribuir para um futuro mais verde ao apoiar o plantio de árvores nativas na região amazônica.
  • Tem quantidade mínima de árvores para plantar?
    Não existe quantidade mínima, você pode contribuir com quantas árvores desejar através do plantio coletivo ou apoiando um de nossos projetos. Para visualizar as opções, acesso o menu "Florestas" ou entre em contato.
  • Qual a quantidade mínima de árvores para ter a minha própria floresta?
    Para empresas que desejam ter a sua própria floresta, é necessário realizar o plantio mínimo de 1.000 árvores.
  • O que comprova o plantio?
    Todos os nossos plantios são georreferenciados, fotografados e registrados de forma pública em sites de monitoramento de florestas como o RESTOR. Além disso, deixamos todos os plantios disponíveis publicamente em nosso site, garantindo transparência para todos.
  • Quando as mudas são plantadas?
    O plantio das mudas ocorre no início do período chuvoso, que geralmente começa na segunda quinzena de novembro e se estende até o final de março no estado de Rondônia.
  • Quais são as espécies de árvores a serem plantadas?
    As mudas que plantamos são de espécies nativas da Amazônia, como o Cacau, Buriti, Cumaru, Ipê, Castanheira, entre outros. A escolha das espécies é feita com base no local específico do plantio e suas características, com o objetivo de respeitar a diversidade do ecossistema local.
bottom of page