top of page
Group 35.png

ITINERÁRIO

BIOECONOMIA

Destinado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio

Esse itinerário tem o objetivo de capacitar os estudantes a desenvolverem habilidades técnicas em biotecnologia e bioeconomia, através da criação de bioprodutos inovadores a partir de fontes renováveis.

SOBRE O ITINERÁRIO

Investigação científica.png

Investigação Científica

Por meio de atividades práticas e interdisciplinares, os estudantes são incentivados a desenvolver competências técnicas e socioemocionais, fomentando a criação de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios contemporâneos relacionados à bioeconomia, biotecnologia e novos bioprodutos.

 

Uma das etapas essenciais do projeto é a criação de bioprodutos inovadores a partir da biodiversidade, como bioplásticos a partir de resíduos orgânicos ou biocombustíveis de fontes renováveis.

 

Os alunos são incentivados a desenvolver um plano de negócios detalhado, incluindo análise de mercado, plano de marketing e vendas, e plano financeiro, promovendo habilidades empreendedoras e compreensão da economia regenerativa.

Empreendedorismo ambiental.png

Criatividade Ambiental

Mediação Sociocultural

Empreendedorismo Ambiental

RECURSOS
NECESSÁRIOS

Computadores e tablets para pesquisa

Acesso à internet para pesquisa de informações, artigos acadêmicos e estudos de caso

Softwares de apresentação como PowerPoint ou Google Slides

Redação de relatórios e criação de apresentações

diverse-students-sitting-grassy-field-using-tablets-smartphones-studying-back-school.jpg

METODOLOGIA

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), os estudantes trabalharão em projetos reais e significativos, desenvolvendo tanto competências técnicas quanto habilidades socioemocionais. A interdisciplinaridade será promovida pela integração de diferentes áreas do conhecimento, proporcionando uma visão holística da bioeconomia. A avaliação será contínua, com feedback constante e autoavaliação dos estudantes.

BIOLOGIA

FÍSICA

QUÍMICA

MATEMÁTICA

CIÊNCIAS SOCIAIS

COMO EXECUTAR

A execução desse itinerário acontece em quatro fases.

Confira cada uma das etapas abaixo:

INTRODUÇÃO AO CONTEÚDO

É importante introduzir os alunos aos conceitos de bioeconomia e biotecnologia, biotecnologia verde, bioprospecção, com ênfase na importância da sustentabilidade e inovação, e apresentar exemplos de bioprodutos e suas aplicações práticas.

Abordar a questão legal de acesso a produtos da biodiversidade, com foco na Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, conhecida como a Lei da Biodiversidade que estabelece as diretrizes para o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado, bem como para a repartição de benefícios derivados de sua utilização.

Também à legislação que regula as patentes, especificamente a Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, conhecida como a Lei da Propriedade Industrial (LPI) que define os direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, incluindo patentes, marcas, desenhos industriais e indicações geográficas, entre outros.​​​

 

As atividades dessa primeira fase incluem a leitura e a discussão de artigos científicos e notícias sobre bioeconomia, visitas virtuais ou presenciais a laboratórios de biotecnologia e seminários com profissionais da área.

​​​​

Separamos um conteúdo complementar para te ajudar a trabalhar essa primeira fase com os seus alunos:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ortografia

Pontuação

Tipos de textos (descritivo, narrativo, dissertativo)

Tecnologias de manipulação do DNA - biotecnologia

Tecnologia de transferência do DNA (enzimas de restrição, vetores, clonagem molecular)

Bioeconomia

Educação financeira e empreendedorismo

Group 5.png

Investigação científica (definição da situação problema, objeto de pesquisa, justificativa, elaboração da hipótese, revisão da literatura, experimentação e simulação, coleta e análise de dados, precisão das medidas, elaboração de gráficos e tabelas, discussão argumentativa, construção e apresentação de conclusões)

Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza, utilizando fontes confiáveis

Startups, microempreendedor individual e novas formas de empreender

Group 5.png
DIOGO.png

BAIXE O NOSSO
ITINERÁRIO COMPLETO

bottom of page