top of page

ESCOLAS REGENERATIVAS

REGULAMENTO

INSCREVA A SUA ESCOLA E AJUDE A SALVAR O PLANETA!

Em parceria com o Canguru da Matemática, estamos lançando o desafio "Escolas Regenerativas Pelo Clima" para financiar o plantio de árvores na floresta amazônica e combater os impactos das mudanças climáticas.

Ao inscrever sua escola, você estará sensibilizando alunos, professores, colaboradores e familiares sobre a importância da preservação ambiental e atuando ativamente na restauração de florestas e recuperação de áreas degradadas.

Ficou interessado?
Responda o formulário.
Qual a melhor forma de entrar em contato?

Obrigado! Em breve iremos entrar em contato.

orange_bg (1).png

COMO PARTICIPAR

REGULAMENTO

Inscreva-se gratuitamente:

Realize a inscrição da sua escola através do formulário acima.

Período de inscrição:

01/07/2024.

 

Início do desafio:

16/07/2024.

Competição das escolas:

Início do ano letivo

 

Fechamento do ciclo anual:

30/08/2024.

 

Divulgação dos resultados

e premiação:

20/09/2024.

(00h)

Group 5.png

COMO ENGAJAR

REGULAMENTO

Cada escola inscrita receberá acesso a um contador exclusivo para acompanhar, em tempo real, o engajamento e o número de árvores financiadas. Isso permite que a escola monitore de forma transparente o progresso de sua própria floresta.

Cada escola inscrita receberá um QR Code exclusivo que direciona para um link de financiamento de árvores vinculado ao seu próprio contador. Esse QR Code pode ser compartilhado e divulgado para ajudar a escola a aumentar o número de árvores financiadas.

Através do dashboard do contador, cada escola poderá monitorar o total de árvores financiadas e identificar quais alunos ou turmas tiveram o maior engajamento.

Para o sucesso da sua escola na competição, é fundamental incentivar e motivar alunos, professores, colaboradores, pais e responsáveis a se envolverem ativamente. Juntos, podemos restaurar a Floresta Amazônica e reduzir os impactos das mudanças climáticas.

orange_bg.png

PREMIAÇÃO

As escolas que conseguirem engajar o plantio de, pelo menos, cem árvores receberão um selo exclusivo de Escola Regenerativa, que poderá ser utilizado em materiais de divulgação e comunicação.

 

Os selos são divididos em três categorias:

SELO BRONZE.png

SELO BRONZE

Escolas que obtiverem um engajamento inferior a 50%, financiando menos de 0,5 árvores por aluno.

SELO PRATA.png

SELO PRATA

Escolas que atingirem um engajamento igual ou superior a 50%, financiando entre 0,5 e uma árvore por aluno.

SELO OURO

Escolas que alcançarem 100% de engajamento, financiando no mínimo uma árvore por aluno.

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

Todas as escolas participantes irão receber um certificado impresso contendo a quantidade de árvores plantadas na Floresta Amazônica e um QR Code que direciona para a página de monitoramento do plantio.

Group 5.png

BENEFÍCIOS

 Cada escola será beneficiada de acordo com seu engajamento nas seguintes categorias:

AMAZÔNIA PREMIADA

A escola que financiar o maior número de árvores ganhará um vídeo institucional exclusivo sobre o seu plantio, produzido em parceria com o Canguru da Matemática, com a aplicação da logomarca da escola em destaque nos coletes utilizados.

A escola poderá enviar dois representantes para participar da ação de reflorestamento. Os custos de deslocamento, estadia e alimentação serão de responsabilidade da escola.

FLORESTA PREMIADA

 A cada mil árvores financiadas, a escola será presenteada com um notebook para sortear entre seus alunos.

ÁRVORE PREMIADA

A cada cem árvores financiadas, a escola será presenteada com uma camiseta e um boné exclusivo do Meu Pé de Árvore para sortear entre seus alunos.

SEMENTE PREMIADA

O aluno de cada escola que engajar o maior número de árvores a serem plantadas ganhará um Kit Meu Pé de Árvore, contendo uma camiseta, um boné e uma bolsa.

PRÊMIO CANGURU

A escola que mais financiar árvores em relação ao número de alunos ganhará a inscrição para participar do Canguru da Matemática em 2025.

BENEFÍCIOS MEU PÉ DE ÁRVORE

1461 (3).png
orange_bg_edited.png

DIVULGAÇÃO
DOS RESULTADOS

Camiseta Meu Pé de Árvore

Boné Meu Pé de Árvore

Notebook

Os resultados serão divulgados no dia 21/09/2024 através dos canais oficiais do Meu Pé de Árvore (site www.meupedearvore.com.br/escolasregenerativas, redes sociais @meupedearvore e e-mail marketing).

As colocações das escolas participantes serão apresentadas no Ranking Anual das Escolas Regenerativas. Este ranking destacará as escolas que mais se empenharam em engajar a comunidade no financiamento de árvores, promovendo a sustentabilidade e a regeneração florestal.

 

As escolas serão classificadas com base no número total de árvores plantadas e na proporção de árvores por aluno.

Em caso de empate na categoria “Amazônia Premiada”, a escola que financiou primeiro o maior número de árvores será a vencedora.

Os sorteios de  brindes entre os alunos serão conduzidos pelas próprias escolas, que possuem autonomia para definir as regras.


Além do reconhecimento e da visibilidade, as escolas melhores colocadas terão a oportunidade de participar de eventos exclusivos e receber prêmios especiais que reforçam o compromisso com um futuro mais verde e sustentável.

trio de medalhas.png

Ranking Anual das Escolas Regenerativas

ranking.png

TRILHAS DE
APRENDIZAGEM

ITINERÁRIOS

Desenvolvemos quatro itinerários temáticos para que os professores possam trabalhar com seus alunos temas voltados para bioeconomia, economia regenerativa, restauração florestal e mudanças climáticas. Cada trilha foi elaborada para auxiliar no aprofundamento e na aplicação prática desses conceitos, capacitando educadores e estudantes.

BIOECONOMIA

Esse itinerário tem o objetivo de capacitar os estudantes a desenvolverem habilidades técnicas em biotecnologia e bioeconomia, através da criação de bioprodutos inovadores a partir de fontes renováveis.

ITININERÁRIO 1.png

TODOS PELO CLIMA

Aqui, os alunos irão identificar áreas degradadas que impactam o clima local, analisar os fatores contribuintes para essa degradação, desenvolver e implementar planos de restauração ambiental, e monitorar os impactos dessas ações no clima e na saúde pública.

ITININERÁRIO 3.png

ECONOMIA REGENERATIVA 

Nessa trilha, os alunos são desafiados a solucionar um problema real que desejam resolver, conduzindo pesquisas aprofundadas para entender a natureza e as causas do problema, explorando exemplos inspiradores de empresas regenerativas.

ITININERÁRIO 2.png

MEU PÉ DE ÁRVORE

A restauração de ecossistemas degradados, a conservação da biodiversidade e o uso racional dos recursos naturais são exemplos de ações que podem ser incorporadas no currículo escolar e na rotina dos estudantes.

ITININERÁRIO 4.png

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS

Investigação científica.png

Investigação científica

Estudo sistemático do meio ambiente para compreender e mitigar os impactos das mudanças humanas.

Mediação sociocultural

Facilitação de diálogos e ações comunitárias para promover a justiça social e a sustentabilidade ambiental

Criatividade ambiental

Aplicação de soluções inovadoras para promover a sustentabilidade e promover o meio ambiente.

Empreendedorismo ambiental.png

Empreendedorismo ambiental

Criação de negócios que resolvem problemas ambientais e promovem práticas sustentáveis.

_G5_0921 (1).jpg

PLANTIO

Após o encerramento do desafio, nós, do Meu Pé de Árvore, vamos identificar e selecionar as áreas que serão restauradas ou que  terão a implantação de agroflorestas. Essas áreas estão localizadas na Amazônia Legal, nos estados de Rondônia e Amazonas.

 

Depois da definição do local, avaliaremos as melhores espécies a serem plantadas,levando em conta as condições do solo, a temperatura, a precipitação e outras características importantes para garantir o crescimento saudável das árvores.

 

Mãos na terra! Depois de todo o estudo e planejamento, chega hora de plantar. Estaremos presentes durante todo o plantio, realizando o acompanhamento e o monitoramento para garantir que as mudas cresçam. Além disso, prestaremos assistência técnica ao parceiro beneficiado pelo plantio em sua propriedade, assegurando o sucesso da restauração e da agrofloresta.

COMPROVAÇÕES

A divulgação dos plantios será realizada por e-mail, contendo um relatório resumido com geolocalização e registro fotográfico para comprovação. Além disso, haverá uma página dedicada no site www.meupedearvore.com, onde será possível encontrar informações detalhadas sobre todos os plantios financiados, incluindo suas localizações no mapa, a quantidade de árvores plantadas e uma galeria de fotos.

_G5_1945 (2).jpg

Inscreva a sua escola no desafio!

bottom of page